DIETAS NATURAIS PARA CÃES E GATOS



O animais de estimação hoje em dia são alimentados com alimentos altamente processados, com adição de ingredientes artificiais como corantes, conservantes e flavorizantes. Contém subprodutos da carne e altos teores de soja, que em excesso podem ter alguns efeitos eletéricos, pois contém fitoestrógenos, proteinas de cadeia longa, podem compreometer a absorção de cálcio. As vitaminas em geral são adicionadas artificialmente, nunca substituindo a sua fonte natural que são vegetais frescos.

Há uma teoria atual que tende a não mais comparar o cão e gato doméstico atual aos seus parentes de vida selvagem. Eu concordo com esta linha, pois na verdade hoje eles são uma outra espécie, com sua parte afetiva e intelectiva evoluída graças ao seu estreito e constante contato com os seres humanos. Na verdade há uma troca. Eles aprendem conosco e nós reencontramos nossa humanidade com eles e seu poder de despertar em nós os mais pueris sentimentos.

Na realidade, em relação às rações, poderíamos comparar aos alimentos dos estabelecimentos de “fast food”, contém elementos que precisamos, mas seu uso contínuo não pode nos manter nutricionalmente equilibrados.

È importante lembrar, que os animais absorvem a nossa ansiedade do dia a dia, e muitas vezes descontam no alimento, tornando-se obesos, com predisposição a endocrinopatias, alterações da pressão e cancer, tal como nós.

Uma casa e seus habitante saudáveis, precisa de higiene constante, alimentação equilibrada, muita ingestão de água e administração racional dos problemas para que todos usufruam de verdadeira saúde física, mental e emocional.
Tratamentos holísticos como Homeopatia, acuuntura e florais, associados a boa alimentação, assegura uma vida longa a todos, humanos e animais.

Concordo que nosso dia a dia faz com que seja impossível parar tudo para prepararmos diariamente a comida de nossos pets. Isto não ocorre nem com nós mesmos. Então sugiro que haja um equilíbrio, mesclando os alimentos industrializados de boa qualidade, com alimentação natural sempre que possível.

Há uma linha mais radical que pensa que todos os alimentos devem ser administrados crus. Mas hoje em dia há tantos residuos, e tantos microrganismos por aí, e por outro lado, os nossos animais domésticos não possuem mais o mesmo aparelho digestivo dos antepassados selvagens, assim, exceto frutas, sou adepta de alimentos cozidos, sempre balanceando a quantidade de proteinas, vitaminas e carboidratos.

CRMV RJ/2165




cartao2.psd

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários: